Trabalho Teoria e Técnica Relações Públicas
Dalila Mara Silva
Natália Oliveira Soares
1) Comente sobre seu entendimento a respeito do profissional de RP no case apresentado em sala.
De que maneira é possível implantar e/ou adaptar tal experiencia no cotidiano?
O case estudado, apresenta o papel fundamental do profissional de RP. Identificar e criar soluções inovadoras para diversos problemas, desde o mais básico ao mais complexo. Muito se pensa e se cria estratégias de comunicação para grandes empresas e grandes problemas. Mas é deixado de lado que os verdadeiros RP´s são capazes de solucionar problemas que envolver fatores culturais como o case estudado. Percebemos no cotidiano que o verdadeiro RP é aquele que consegue comunicar de maneira simples e descomplicada e obtem um feedback positivo.
2) Procure alguma matéria que aborde uma "situação de crise"
Comente de que maneira você atuaria como RP para minimizar os danos causados.
Caso Goleiro Bruno: O Brasil já está enfadado desta notícia. Em nossa análise a assessoria do Flamengo agiu de maneira fantástica neste caso. Não foi negada nenhuma entrevista e sempre ficou muito claro a posição do clube em relação ao acontecido. Uma declaração da Presidente do Flamengo, ao nosso ponto de vista foi um tanto quanto infeliz. Em entrevista ao FANTASTICO ela declarou que mesmo se o goleiro fosse inocente, ele não voltaria ao time. Considerando esta remota hipótese esta afirmação mostra uma certa insensibilidade e até mesmo um ar de injustiça e desamparo. Como RP, trabalharia na mesma linha de raciocínio que a assessoria do clube trabalhou mas orientaria de forma mais clara aqueles entrevistados e se mesmo assim houvesse alguma declaração infeliz, viria a público explicar aquela consideração. Fazendo com que o Clube não perdesse ainda mais créditos perante a sociedade.
3) Leia a ementa da disciplina. Escolha um tópico que desperte sua atenção e comente.
- Diferentes formas de tratamento da comunicação aliadas à estratégia e à cultura de cada organização. Na maioria das vezes comunicação é confundida com publicidade. Esquece-se que comunicação é uma ampla área de conhecimento que pode e deve ser explorada das mais variadas maneiras. Muitas empresas são tachadas como "arcaicas" por não participarem de uma rede social ou até mesmo não ter um outdoor estampado em alguns pontos. Antes de julgá-las é necessário conhecer qual o público instituição, qual a estratégia utilizada para chegar ao cliente e asim com estas análises em mãos com certeza a conclusão será o seguinte: cada organização tem um modo de comunicar com seus clientes, não existe uma regra para o sucesso da comunicação e sim vários fatores ímpares que juntando-se estratégicamente obtem-se o sucesso organizacional.
TEORIAS E TÉCNICAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Júnia Maria de Oliveira
1) Comente sobre seu entendimento a respeito do profissional de RP no case apresentado em sala. De que maneira é possível implantar e/ou adaptar tal experiência no cotidiano?
O profissional de RP vai atuar fazendo a política de boa vizinhança da empresa. Ele vai atuar matendo uma boa relação com o público, seja ele interno ou externo. É possível atuar como um RP cotidianamente, adaptando sua linguagem ao nível de conhecimento das pessoas com quem você está se relacionando.
2)Procure alguma matéria que aborde uma “situação de crise”. Comente de que maneira você atuaria como RP para minimizar os danos causados.
Se eu fosse a RP do goleiro Bruno eu teria instruído-o a falar somente em juízo, pois a cada entrevista que ele deu ele se comprometeu ainda mais. Até mesmo naquele vídeo do avião que “vazou” ele comete várias gafes.
3) Leia a ementa da disciplina. Escolha um tópico que desperte sua atenção e comente.
Eu penso que assessoria de imprensa será um tema bastante interessante para se estudar e com certeza uma área que eu atuaria futuramente. Acho importantíssimo ter uma pessoa que coordene e organize a relação com a imprensa que é o nosso elo de ligação com o público e tem o poder tanto de nos levar ao topo quanto ao buraco.
PUC Minas Arcos
Teorias e técnicas de RP - Aida
Gabriel Rodrigues -Nayara Leite
Comente sobre seu entendimento a respeito do profissional de RP no case apresentado em sala. De que maneira é possível implantar e/ou adaptar tal experiencia no cotidiano?
O profissional de RP deve identificar os problemas, e solucioná-los da maneira mais adequada possível. É imprescindível que seja observado atentamente o contexto em que cada crise se instala, pois, como abordado em sala, as soluções podem e devem ser inseridas dentro da própria cultura da comunidade, o que facilita a a absorção das informações.
Procure alguma matéria que aborde uma “situação de crise” comente de que maneira você atuaria como RP para minimizar os danos causados.
Quando a comunicação entre empresa e funcionário não flui de forma correta. Trabalharia para fazer com que a empresa pudesse se comunicar bem e atendendo as necessidades que o funcionário possui.
Leia a ementa da disciplina e escolha um tópico que desperte sua atenção e comente.
“Assessoria de imprensa, comunicação interna, relacionamento com a comunidade, relações governamentais.”
Consideramos a principais funções do relações publicas, pois estas também são utilizadas por outros profissionais da comunicação.
Perceber e entender as funções e relacioná-las com a pratica da profissão.
PUC MINAS EM ARCOS
TEORIAS E TECNICAS DE RELAÇÕES PUBLICAS - 4º PERIODO
NIZIO TEODORO
1) O profissional de RP no meu ponto de vista zela pela imagem da empresa/pessoa que ela cuida. Trabalha de forma a utilizar todas as ferramentas de comunicação a favor do seu trabalho, convergindo todas essas ferramentas para uma forma de comunicação efetiva e eficaz. Tal profissional pode aplicar seu conhecimento no cotidiano atuando de forma adapatada com seu publico, buscando atingir de forma mais eficiente o mesmo, atraves de linguagem adaptada e formas mais praticas de comunicação com os mesmos.
2) O caso que vou analisar envolve a empresa na qual eu trabalho. Ele não foi divulgado na mídia mas envolve o grupo ALGAR e o SICOOB BRASIL. O caso que ocorreu foi com relação a mudança de identidade visual do SICOOB BRASIL realizado no inicio do ano. A nova marca criada coincide com a marca criada recentemente pelo grupo ALGAR. Inicou-se então uma discussão para definição de como seria a convivência entre as duas marcas. Dentro do que foi realizado, eu faria também uma melhor comunicação interna, uma vez que os funcionários que não estão envolvidos nos setores de comunicação não tinha consciência dos fatos que estavam envolvendo essa discussão.
3) Dentro da ementa o que me interessa muito é o trabalho com comunicação interna, pois trabalho no setor de comunicação da empresa onde trabalho e lidamos o tempo todo com isso. Quero conhecer melhor como esse tipo de comunicação funciona e como o profissional de RP trabalha com ela.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Atividade teorias e técnicas de relações públicas
Gleysiane Jussara de Jesus Felipe
Maurílio Andalécio Geacaiaba Júnior
01) No caso apresentado em sala percebemos que o profissional deve adaptar sua linguagem de acordo com o público. De nada adiantaria as enfermeiras buscarem uma explicação científica para convencer as pessoas, pois elas não compreenderiam.
No cotidiano o profissional deve ministrar a imagem do assessorado, prevenindo contra possíveis crises, a fim de prever as reações do público e monitorar a imagem da empresa a qual está prestando serviço.
02) Matéria Escolhida: Caso Isabela Nardoni
Nesse caso a mídia fez um pré-julgamento da madrasta e do pai, com isso eles foram condenados pela grande massa antes mesmo de serem sentenciados. Como profissional de RP veicularia também a defesa do casal, pois da forma com que foram divulgados pelos meios de comunicação para a grande massa, que acredita no que é transmitido, eles já estavam condenados, pois se eles fossem absolvidos, não seriam aceitos pela sociedade como cidadãos de bem.
O RP faria com que a imagem deles fosse divulgada como culpados somente quando eles fossem sentenciados. Seria necessário veicular todas as versões dos fatos e não somente recortes de notícias, pois a sociedade não compreende quando um suspeito não é culpado, pois acreditam fielmente no que é transmitido.
03) O tópico escolhido foi “Ações para dinamizar a missão, visão e valores organizacionais”
Em uma empresa é interessante intercalar e dinamizar a missão, visão e valores organizacionais para que haja melhor desempenho e desenvoltura da instituição. Sendo assim, se ambos estiverem lado a lado, haverá a melhor compreensão dos objetivos da empresa e, com isso transmitirá a idéia de ordem e entrelaçamento entre o público interno e externo. É necessário separar cada objetivo para que transmita claramente o que a empresa pretende. Somente assim ela ganhará credibilidade e poderá crescer no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário