Boa tarde!!! Hoje é nosso segundo dia de aula de Teorias e Técnicas de RP. Como foi prometido, aqui está nosso Blog. Será nosso ponto de encontro de todas as segundas!!!
Abaixo a ementa. Uma burocracia necessária, para sabermos se estamos navegando com um norte e não ficarmos à deriva!!!!
Acompanhem, sigam, perguntem, questionem...
Plano de Ensino da disciplina de Teoria e Técnica de Relações Públicas
Ementa: Evolução histórica das relações públicas. Diferentes formas de tratamento da comunicação alinhadas à estratégia e à cultura de cada tipo de organização. Ações de comunicação como apoio às estratégias da organização com seus públicos. Assessoria de imprensa, comunicação interna, relacionamento com comunidades, relações governamentais. Imagem e identidade corporativa. Projetos comunitários
e campanhas institucionais. A comunicação organizacional nos processos da comunicação on-line.
Objetivos:
- Conhecer e analisar a origem, trajetória, evolução histórica e conceitos das Relações Públicas;
- Compreender o papel e as funções institucional, administrativa, estratégica e política das relações públicas;
- Entender a dinâmica do relacionamento entre organização e seus públicos, mediado pelas relações públicas;
- Identificar e analisar os instrumentos e técnicas de relações públicas;
- Compreender a função das relações públicas no composto da comunicação integrada.
Métodos Didáticos
Aulas expositivas, estudos de caso e dirigido, trabalhos em grupo, pesquisas na internet, debates, análises de matérias jornalísticas e de campanhas de marketing, pesquisa bibliográfica, exibição de filmes.
UNIDADES DE ENSINO
UNIDADE I- ASPECTOS CONCEITUAIS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
1.1. Sub-campo da comunicação nas organizações;
1.2. A busca de sintonia na relação com os stakeholders
1.3. Ações para dinamizar a missão, visão e valores organizacionais;
1.4. A construção e consolidação da identidade e imagem institucionais.
UNIDADE II - AS FUNÇÕES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
2.1. A função administrativa das Relações públicas;
2.1.1. Comunicação Interna e relacionamento com funcionários;
2.2. A função estratégica das Relações Públicas;
2.2.1. Responsabilidade Social e relacionamento com comunidade;
2.3. A função política das Relações Públicas;
2.3. Gerenciamento de crise e relacionamento com a mídia;
UNIDADE III - O GERENCIAMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÃO E PÚBLICOS
3.1. Noções de planejamento e gerenciamento da comunicação entre organização
e públicos;
3.2. Instrumentos e técnicas de Relações Públicas;
3.3. Meios e canais de comunicação com os públicos;
3.4. Projetos e campanhas institucionais.
Processo de Avaliação
Exercícios: 20 pontos
Trabalhos: 20 pontos
Prova: 20 pontos
Atividade Interdisciplinar: 10 pontos
Avaliação Global: 30 pontos
TOTAL 100 pontos
Bibliografia Básica
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. 417p. ISBN 8532302637
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações públicas e modernidade : novos paradigmas na comunicação organizacional. 2. ed. São Paulo: Summus, 1997. 156p. ISBN 8532306047
MESTIERI, Carlos Eduardo. Relações públicas : arte de harmonizar expectativas. São Paulo: ABERJE, 2004. 137p. ISBN 8589702022
PERUZZO, Cicília Krohling. Relações públicas no modo de produção capitalista. 3. ed. São Paulo: Summus, c1986. 141p.
SIMÕES, Roberto Porto. Relações publicas : função politica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Summus, c1995. 250p. ISBN 853230480X : (broch.)
SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas e micropolítica. São Paulo: Summus, c2001. 103p.
Descrição da Bibliografia Complementar
FORTES, Waldyr Gutierrez. Relações públicas : processo, funções, tecnologia e estratégias. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Summus, c2002. 394p. ISBN 8532307752
FREITAS, Ricardo Ferreira; LUCAS, Luciane. Desafios contemporâneos em comunicação : perspectivas de relações públicas. São Paulo: Summus, 2002. 201p. ISBN 8532307612
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997. 247p. ISBN 8522100616
NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada : como gerenciar : imagem, questões públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2000. 275p. ISBN 8574780243
WEY, Hebe. O processo de relações públicas. São Paulo: Summus Editorial, 1983. 166p
Nenhum comentário:
Postar um comentário