AULA 03
TEMA: A "barriga" do abraço corporativo (Luciano Martins Costa em 10/08/2010 - Observatório da imprensa)
Exercícios:
1 - Procure exemplos de press kits. Explique o que tais materiais de divulgação apresentam como destaque que os diferenciam dos demais;
2 - Explique o que entendeu sobre os conceitos de:
a)Acompanhamento de entrevistas
b)Administração da AI
c)Apoio a eventos (Mídia)
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS
ResponderExcluirTEORIAS E TECNICAS DE RELAÇÕES PUBLICAS – 4º PERIODO
NIZIO TEODORO DA SILVA JUNIOR
O PRESS KIT DE ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS, UM PRESENTE EM FORMA DE MATERIAL PROMOCIONAL
O press kit desenvolvido para o filme vem em forma de um livro que é complementando por vários outros livros menores. Um livro vem disposto dentro do outro e assim sucessivamente até que no ultimo, quando aberto, você encontra uma chave que na verdade funciona como um pen drive. O mesmo vem com uma etiqueta escrita “reade me” - leia *em portugês.
Como se pode ver o diferencial é o proprio kit em si, todas as informações do filme e e dados complementares são contados em forma de estória nos livros que o compõe e finalizando o pen drive com dados digitais e provavelmente fotos.
Um video demonstrando melhor o press kit pode ser encontrado no link abaixo:
http://comunicadores.info/2010/01/22/press-kit-do-filme-alice-in-wonderland-de-tim-burton/
Explicando os conceitos:
Acompanhamento de entrevistas, Adm de A.I., Apoio de eventos
Acompanhamento de entrevistas: o profissional tem de estar preparado para solucionar todas as duvidas do acessorado e auxilia-lo em questões como postura, visual, imagem, tudo isso enfim. Ajuda-lo também em qualquer situação que possa envolver contato direto com jornalistas e midia.
Administração de A.I: controlar todas as informações internas e externas da empresa e no caso de um acessorado PF, controlar todas as informações que a midia produz, criar releases, contato direto com a midia e solução de crises que possam surgir envolvendo seu acessorado.
Apoio a eventos: Auxiliar e pensar todos os pontos do evento. Organização, montagem, audio-visual, contatos com imprensa, programação. Tudo isso pode e deve ser acompanhado pelo profissional que presta acessoria de comunicação.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
ResponderExcluir4º PERÍODO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – Júnia Maria de Oliveira
Teorias e técnicas de Relações Públicas – Professora Aida
1) Procure exemplos de press kits. Explique o que tais materiais de divulgação apresentam como destaque que os diferenciam dos demais.
Ex: Press kit muito criativo da Nike que consiste em mini esculturas de jogadores feitas em giz de cera. O que mais chama atenção nesse press kit é o diferencial da maioria dos press kits convecionais que são sempre uma impressão sem criatividade.
2) Explique o que entendeu sobre os conceitos de:
1. Acompanhamento de entrevistas:
É muito importante o trabalho do relações públicas no que se refere ao acompanhamento de entrevistas, trata-se de administrar entrevistas, selecionando perguntas, dando suporte ao assessorado ajudando a responder às perguntas de forma correta.
2. Administração da A.I:
É papel do assessor de imprensa: construir imagem positiva da marca ou celebridade, divulgar uma linha de produção, criar rede de divulgação em vários órgãos de imprensa, orientar cliente a respeito de posturas, aparições, ter aproximação com os veículos de imprensa dentre outros.
3) Apoio à eventos:
Quando trabalhando em apoio à eventos um RP deve cuidar da organização do evento em todos os aspectos do início ao fim. O RP vai cuidar de todos os detalhes do evento, decoração, atrações, da produção, do que vai ser servido, enfim.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom pessoal, aí vão os meus links de press kits:
ResponderExcluir1)http://cybervida.com.br/press-kit-bacana-do-god-of-war-iii-para-ver-e-babar
Esse é o Press kit de divulgação do game "God Of War III". Ele leva aos privilegiados o jogo em si, um caderno com ilustrações relativas ao jogo, um mini poster; tudo numa caixa de estilo rústico/medieval em madeira, e um trabalho caprichado: os idealizadores fizeram peças que valorizam o lado artístico da coisa,
com cartões trabalhados e até a arte final e conceitual criada para o jogo em um DVD.Fino.
2)http://carolvaz.com/HIGH/HIGH.jpg - se não der por esse link tentar em http://carolvaz.com/ e procurar pelo 'Biotherm'.
Esse aí é da empresa de cosméticos Biotherm, que é bem ousada ao lançar um concentrado anti-fadiga que promete retardar os primeiros sinais de velhice em... homens!
Sabendo que uma grande parte do público masculino ainda é um pouco arredio em questões de estética, a cor vermelha e a embalagem despojada, são pura inovação. O press kit foi enviado à imprensa especializada da indústria de beleza contendo uma amostra do produto. Bacana.
Beijos,
Lígia Bárbara
1- O press Kit que escolhi é do Canal Fox, onde a agência Torke Stunt, de Portugal preparou o lançamento de uma série, a Surface. http://invisiblered.blogspot.com/2006/08/press-kit-guas-profundas-surface-press.html
ResponderExcluirO principal diferencial deste material é que ele tenta mostrar que é real os acontecimentos do seriado e oferece meios pra que a própria população colete provas. Encantando e instigando o espectador na direção da série.
2- a)Acompanhamento de entrevistas: o RP deve estar preparado para auxiliar seu assessorado em questões como postura, imagem, e qualquer outra situação que possa envolver o contato direto com jornalistas e com a mídia.
b)Administração de A.I: o RP controla todas as informações internas e externas de seu assessorado e também as informações produzidas pela mídia. Assim a organização é fator essencial para o sucesso do trabalho, além de colocar em pratica habilidades e conhecimentos talvez até típicos de gerentes.
c)Apoio a eventos: Uma atividade típica da profissão e tem como objetivo chamar o máximo de atenção da mídia – de forma positiva, é claro- o RP participa ativamente de todas as etapas do evento desde a preparação até a execução do evento de forma direta.